Vereador Danda da Feijoada pede Caminhão Amigo do Peito

danda

O vereador João Dias de Brito Neto, mais conhecido por Danda da Feijoada (PR)  pediu, na sessão ordinária da quinta-feira, 16 de maio, que o prefeito da Vitória de Santo Antão, Elias Lira (PSD), e a Secretária de Saúde, VeraLuce Lira, viabilizem o caminhão do programa “Amigo do Peito” que realiza exames preventivos do câncer de mama. Em Requerimento verbal ele ressaltou que “o trabalho que o caminhão promove é muito importante. É preciso quem sabe comprar estes caminhões, um para cada setor de assistência à Saúde”. O vereador aproveitou para pedir que essa ação possa ser ampliada ao longo do tempo.

Danda da Feijoada lembrou que Vitória de Santo Antão sempre foi contemplada com ações itinerantes similares e que até então a cidade ainda não recebeu este ônibus do Ministério da Saúde que fornece acesso, sobretudo, ao exame do câncer de mama.

O caminhão “Amigo do Peito” poderá circular em inúmeras comunidades vitorienses, disponibilizando exames gratuitos de mamografia e dando orientações sobre o câncer de mama. “A paciente coloca o seio em um aparelho chamado mamógrafo, que é tipo uma prateleira, aí é feita uma pressão. O exame tem o objetivo primordial de diagnosticar, o mais precoce possível, o tumor de mama. Com isso, tendo uma chance maior de cura, com uma cirurgia menos invasiva e uma melhor qualidade de vida”, explicou o parlamentar.

A ação também poderá oferecer exames de Papanicolau, também conhecidos como exame de prevenção. “O material é colhido, levado ao microscópio e estudado, em busca de células malignas. Também com o objetivo de diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, um dos que mais mata mulheres no Brasil”, divulgou.

De acordo com o vereador vitoriense, trazer o caminhão “Amigo do Peito” às comunidades é uma forma de prestar assistência integral às mulheres, além de estimular a preocupação com a saúde feminina. O republicano citou  ainda que é importante implementar esta ação nas comunidades do Jardim São Pedro, Alto José Leal, Lot. Luiz Gonzaga e Bela Vista II, as quais historicamente são desassistidas destes exames específicos.

POÇO ARTESIANO

Danda da Feijoada repercutiu entre os seus pares que viabilizou com recursos próprios a perfuração de um poço artesiano na Feira Livre do Bairro do Maués, área urbana de Vitória. “Investi cerca de R$ 17 mil na construção deste poço artesiano. Apesar de ser vereador em primeiro mandato, nestes cinco meses já realizei uma obra que beneficiará milhares de pessoas”, relatou orgulhoso, pelo qual, este poço deverá estar em funcionamento ainda neste mês de maio. Logo, adiantou que pretende continuar este trabalho e promete fazer mais nos Bairros de Lagoa Redonda e Lídia Queiroz. (LN).

Maio 2013