Saúde vitoriense foi pauta em audiência realizada na sexta-feira (13)

IMG_6126

Uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão na tarde da última sexta-feira (13/06), instalada no Teatro Silogeu, fez um balanço das atividades desenvolvidas pelo setor de Saúde na cidade e contou com a participação da Secretária de Saúde da Prefeitura de Vitória, Veraluce Rodrigues e demais profissionais que compõem sua equipe, para a prestação de contas quanto ao andamento e serviços prestados a comunidade local, sendo presidida pelo Prof. Edmo Neves (PMN), acompanhado pelos Vereadores Edinho (PMN), Dr. Saulo Albuquerque (SDD) e Novo da Banca (PSD).

Durante a Audiência, foram apresentadas as Receitas e Despesas Municipais no exercício de 2013, tendo como destaque as Ações e Serviços de Atenção Básica, Assistência Hospitalar e Ambulatorial, Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica Básica, Despesas Administrativas e Pagamentos da Dívida.

A assistência de transporte no atendimento à Saúde também foi discutida durante a Audiência, pelo qual se prestou as devidas informações por parte da Secretaria de Saúde, atestando que o Município possui 12 ambulâncias e que no momento, apenas 08 estão em funcionamento, além do ônibus que comporta um número bem maior para levar os que precisam de atendimento através de consultas marcadas e agendadas, bem como a realização de exames.

O serviço de atendimento do SAMU também teve relevância ao que se refere a sua efetivação no atendimento junto a população, contudo, este foi alvo de diversas reclamações sobre sua burocracia e demora para se efetivar o socorro junto às comunidades. A reivindicação listada pelos cidadãos que se encontravam presentes nesta Audiência apontou-se ainda às cobranças das construções das UPAS, que ainda não estão em andamento, além da assistência de medicamentos, marcação de consultas para o atendimento nos hospitais de Recife efetivadas pela Secretaria de Saúde local, além da assistência aos postos de Saúde que sofrem com a ausência de médicos.

Em pronunciamento, o Vereador Saulo Albuquerque pediu informações quanto ao serviço de Farmácia Básica em Vitória, pois segundo ele, o mesmo se encontra constantemente sendo alvo de reclamações por parte daqueles que dependem destes serviços.

Já o Vereador Novo da Banca pediu uma maior assistência ao setor de transportes, sobretudo aqueles que são oferecidos pela pasta junto a população.  Por sua vez, o Vereador Edinho cobrou uma melhor organização quanto aos horários de atendimento e de marcação de consultas, alegando que a espera dos que são atendidos é longa, chegando a ser atendidos tão somente no turno da tarde. A Secretária se comprometeu agilizar a resolução das questões apontadas. (MF)

IMG_6105 IMG_6110 IMG_6130

junho 2014