Outubro Rosa mês de combate ao câncer de mama

Capa20

A Câmara Municipal apoia mais uma vez a campanha Outubro Rosa, movimento criado no início da década de 1990 para disseminar a conscientização e  que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados.

Dados do Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) apontam que apenas 2,5 milhões de mamografias foram realizadas em 2014, equivalente a uma taxa de 24,8%, bem menos do que os 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O autoexame, que não é considerado suficiente para a detecção precoce da doença, tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças é uma importante ferramenta da mulher frente à própria saúde, mas não substitui a mamografia, por exemplo.

Maiores informações   acesse o site https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa.

outubro 2019