Consórcio com empresa alemã deverá incrementar Parque Industrial

DSCN1000

Na sessão ordinária na manhã dessa quinta-feira (13), garantiu o retorno à apreciação do Plenário, do Projeto de Lei nº 33/2013 – do Poder Executivo – que propõe a implantação de um consórcio coordenado pela Empresa MATCHEM I Produtos Químicos LTDA, titular do CNPJ nº 11.156.708/0003-14.

O vereador Antônio Gabriel do Nascimento – “Toninho” (PR), havia solicitado o ‘Pedido de Vistas’ deste Projeto na sessão anterior, e mostrou-se favorável a sua aprovação. A proposta tem como objetivo em promover melhoramentos viários e investir na estruturação física e paisagística do Parque Industrial da Vitória de Santo Antão, às margens da Rodovia BR 232. O projeto teve o Parecer favorável da Comissão de Justiça e Redação, adiantando que o Município contará com a instituição denominada Operação Urbana Consorciada “Engenho Bento Velho VI”. A proposta de consórcio urbano é baseada com a Lei Federal nº 10.257/2001 (Estatuto das Cidades) e o art. 21º da Lei Municipal nº 3.199/2006 e a Lei Complementar nº 08/2012.

Antes de submetê-lo a votação, o vereador Dr. Saulo Albuquerque (PSB) tentou aprovar o seu ‘Pedido de Vista’, porém acabou rejeitado pela maioria de seus pares. Destacando o seu voto contrário a solicitação de Dr. Saulo, o vereador Novo da Banca (PSD) salientou que o projeto já havia passado por todos os seus trâmites legais na Casa e que mais um ‘Pedido de Vista’ poderia gerar um atraso na execução do empreendimento.

Edvaldo Bione (PMDB), leva ao conhecimento do Plenário que a empresa alemã MATCHEM I já detém investimentos em diversos lugares do País. Relatou que o seu representante, um espanhol, encontra-se  no momento, acompanhando o trabalho da CELPE na instalação de outro empreendimento, este aguarda uma subestação de energia elétrica em Timbaúba, Zona da Mata do Estado, que deverá estar pronta em setembro de 2013.

A MATCHEM I trabalha com a fabricação de aditivos para uso industrial, onde pretende usar deste seu potencial para desenvolver/promover o parque industrial, comercial, de produção de energia e do agronegócio, em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, utilizando e capacitando a mão de obra local. Segundo o PL, este consórcio será composto por representantes da iniciativa privada e do setor público, pelo qual o Poder Executivo terá assento com a indicação de três secretários. A empresa será contemplada com amplo terreno no Engenho Bento Velho para a sua instalação.

VOTO DE APLAUSO

Três indicativos de Voto de Aplauso foram aprovados pelos vereadores, por unanimidade, na sessão desta quinta-feira (13). O primeiro, de autoria do Dr. Saulo Albuquerque, repercute prêmio recebido pela Empresa vitoriense PITU nos EUA, pelo qual a atuação de Maria das Vitórias Cavalcanti contribuiu para o êxito da aguardente PITU no exterior.

Por sua vez, o Cabo Valério Francisco de Paula, matrícula nº 26596/9, lotado no 21° Batalhão da Polícia Militar, em Vitória de Santo Antão, teve também um ‘Voto de Aplauso” aprovado pela sua eficiência na condução de suas atividades como PM. Subscrito pelo vereador  Novo da Banca (PSD), este lembrou que o Cabo Valério evitou recentemente cenas de violência durante o desfile do Carnaval da conquista do tri do Santa Cruz pelas principais ruas de Vitória.

Determinado em registrar o salutar trabalho desenvolvido pelos Alcoólicos Anônimos (AA), na passagem pelos seus 78 anos de atividades, o vereador Novo da Banca se fez aprovar voto de Aplauso pelo acontecimento. (LN).

junho 2013