Câmara participa de ato solene dos 170 anos de elevação de Vila à Cidade

170 anos capa

Um ato solene marcou na manhã desta segunda-feira (06), os 170 anos de elevação de Vila à categoria de Cidade, em Vitória de Santo Antão. Para celebrar a data, autoridades políticas, docentes e discentes e os militares, estiveram às 8h da manhã na Praça do Anjo, defronte a Câmara Municipal, onde na ocasião houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e do Município, erguidas respectivamente pelo Prefeito Elias Alves Lira (PSD), o vice-prefeito Henrique Filho (PR),  além do Presidente da Câmara de Vereadores, Prof. Edmo Neves (MD).

Para marcar a data, a Banda Marcial do Colégio Municipal 03 de agosto conduziu a parte musical da solenidade, reproduzindo de maneira clássica o hino da cidade. A Instrução Militar no Município (Tiro de Guerra 07-004), se fez presente para um breve desfile cívico e condução da bandeira do Brasil.

O secretário de Governo da Prefeitura de Vitória, Ozias Valentim, destacou a importância do evento, como também conclamou a população a conhecer cada vez mais a história do município. O Presidente da Câmara, Prof. Edmo Neves declarou para a imprensa presente ao evento, que é preciso urgentemente “estimular perante a nova geração os símbolos e a rica história vitoriense, para que datas como esta possam ser lembradas não apenas como referência histórica, mas sim como a garantia de nossa identidade enquanto cidadão da Terra das Tabocas”, avaliou.

Durante a solenidade que contou com a presença da maioria dos vereadores, o Prefeito  informou o Decreto que determina Luto Oficial de três dias na cidade pelo falecimento do ex Presidente da Câmara de Vitória Antonio Pereira da Silva no domingo (05), pelo qual em sua memória foi promovido 01 minuto de silêncio.

HISTÓRIA

Apesar de ter sido fundada em 1626, a condição de Vila só se deu pelo Alvará Régio de 27 de julho de 1811, assinado pelo então Príncipe Regente D. João, a mesma foi oficialmente instalada em 28 de maio de 1812. Adiante, pela Lei Provincial nº 113, de 06 de maio de 1843, sancionada pelo Barão Boa Vista, então presidente da Província de Pernambuco, foi elevada à categoria de cidade, tendo seu nome mudado para Cidade da Vitória, em homenagem à Batalha ganha pelos pernambucanos sobre os holandeses no Monte das Tabocas em 1645. Como na década de 1940 havia uma legislação que proibia nomes iguais entre as cidades, os munícipes decidem definitivamente em 31 de dezembro de 1943 o nome de Vitória de Santo Antão, através do Decreto Estadual nº 952. (LN).

anigif170 anos

maio 2013