Em audiência pública, Câmara discute futuro do futebol vitoriense

VEREADOR XANUCA 01

Sociedade civil, representantes de entidades e políticos emitiram sugestões e opiniões sobre o futebol local e a usabilidade do Estádio Carneirão

Aconteceu na noite desta segunda-feira (06), na Câmara de Vereadores de Vitória de Santo Antão, uma audiência pública para debater sobre o futebol amador e profissional do município. No plenário da Casa Diogo de Braga, amantes do desporto, dirigentes de clubes amadores e políticos discutiram durante cinco horas o futuro da principal praça esportiva da região, o Estádio Severino Cândido Carneiro (O Carneirão), entre outros aspectos relacionados à temática.

Durante a sessão especial, foram levantadas algumas questões acerca da utilização do estádio, com explanações por parte da mesa e dos representantes do poder Executivo, entre eles, o assessor especial da gestão, Paulo Teixeira; Marcos Rocha, secretário de Cultura Turismo e Esportes; e Carlos Henrique, secretário de Desenvolvimento Econômico.

“A situação do Carneirão em nenhum momento foi deixada de lado pela gestão. Em junho, fomos provocados pelo presidente do Vera Cruz sobre a possibilidade de haver jogos no local,  mas aí a Secretaria de Obras e a Vigilância Sanitária fizeram um laudo técnico que comprovaram a precariedade do espaço. Por parte da prefeitura houve interesse, mas o investimento é muito alto. O governo municipal está buscando alternativas que se mostrem plausíveis neste momento”, afirmou Paulo Teixeira, porta-voz da prefeitura.

O equipamento esportivo encontra-se sem condições de realizar partidas, já que seu espaço físico, incluindo gramado, instalações elétricas, parte do muro e banheiros estão avariados por falta de manutenção.  O ato foi convocado pelo vereador Erodilson Teófilo dos Santos (Xanuca), ex-jogador da Desportiva Vitória (Hoje chamada Acadêmica Vitória).

“O Carneirão é tão importante pra Vitória como a Pitú, o Carneirão é tão importante pra cidade como a Federação de Futebol é pra Pernambuco. É um marco onde a gente pode levar o nome da nossa cidade para o mundo. Se há algum conflito de entendimento para que a liberação do estádio seja feita, é muito pequeno pro que pode nos unir. Aqui não é palanque partidário, é o sentimento de poder ver na cidade de Vitória, Santa, Sport, Náutico, Central jogando contra a gente. O Vera Cruz teve que ir jogar em Feira Nova e foi prejudicadíssimo, porque uma praça daquela está parada. Não vamos nos calar até que o Carneirão seja palco do Vitória” disse o propositor da audiência.

“O que me preocupa não é a condição do estádio, o que preocupa é ele estar lá parado. Se temos cerca de dois meses para a estreia do campeonato, temos que agir logo. É pouco tempo pra que a gente possa ter o Vitória jogando em casa. Vamos pensar em solucionar o problema. Vamos desarmar os palanques e pensar no Vitória, no Vera Cruz e nos jogadores amadores desta cidade”, destacou o presidente da Casa Diogo de Braga, Edmilson Zacarias (Novo da Banca).

A audiência também contou com a participação do presidente do Flamengo de Arcoverde, Olavo Bandeira. O referido clube, assim como o Vitória, disputa o Campeonato Pernambucano da primeira divisão. “Em Arcoverde temos um orçamento de cem mil reais no estádio, com climatização de todas as cabines. Futebol não é gasto, é investimento”, exemplificou.

O presidente de honra da Acadêmica Vitória, Paulo Roberto Arruda, citou a relevância dos jogos serem mandados na cidade e fundamentou sua fala utilizando slides. “O Vitória não é de Paulo Roberto, mas da cidade. Temos uma torcida apaixonada, que em 2008 foi pra Limoeiro ver o time jogar quando o ex-prefeito proibiu de usarmos esse estádio. Foi um equívoco que o fez perder a eleição, devido a proporção que é o futebol. Teremos um dos maiores campeonatos dos últimos anos graças a grande cobertura da imprensa, o que fará que Vitória seja mostrada para o mundo”.

Também marcou presença, o diretor da Federação Pernambucana de Futebol (FPF/PE), Murilo Falcão, que representou o presidente da entidade, Evandro Carvalho.

Futebol amador

O presidente da Liga Vitoriense de Desportos, Joel Neto, utilizou a tribuna da Câmara para cobrar apoio à entidade, que tem encontrado dificuldades para realizar suas competições. Lembrou o mandatário durante seu discurso, que a Seleção Vitoriense não pôde participar da Copa do Interior 2017 por não conseguir angariar recursos provindos da gestão municipal. “Em apenas duas oportunidades nós não participamos e não foi por falta de apoio. Em 1975 e 2005 nossa cidade foi atingida por duas grandes enchentes que impossibilitaram a formação do time. O futebol é importante. Os pais de família matam a fome de seus filhos negociando em dias de jogos, vendendo seu lanche, seu churrasquinho”, resumiu Joel.

Por fim, conclui-se que a audiência pública rendeu comentários positivos de seus participantes e verbalmente foi cogitada uma possível mobilização para que haja a recuperação das instalações do estádio e outras melhorias no recinto.  Datas e prazos não foram estipulados pelas partes.

OLAVO BANDEIRA

NOVO DA BANCA