Câmara entrega homenagens à Facol, Radar e Paulo Roberto

ENTREGA DE COMENDAS

A noite desta quinta-feira (14) foi de homenagens na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão. Em ato solene realizado no plenário da casa legislativa, a Faculdade Osman da Costa Lins (Facol), o Sistema Educacional Radar e o gestor em educação, Paulo Roberto Leite de Arruda, receberam comendas pelos relevantes serviços prestados em prol da educação no município.

A homenagem foi proposta pelo vereador Geraldo Filho, que conduziu o ato na tribuna da casa. “Essa homenagem se dá pela importante contribuição que essas instituições dão aos estudantes desta cidade e de outros municípios. É um reconhecimento que deve ser levado a público, pois a educação é um dos pilares mais importantes de uma sociedade”, disse o parlamentar.

No plenário, professores, universitários e demais representantes da sociedade civil acompanharam os momentos marcantes do evento. Entre as autoridades que marcaram presença, estava o ex-prefeito de Vitória, Elias Lira, antigo aliado de Paulo Roberto em movimentos políticos e sociais.

Elias destacou o desenvolvimento da Faculdade Osman Lins durante sua trajetória. “Eu me lembro muito bem que lá na Rua Amarela, onde hoje fica a Facol, eu visitava só três salas de aula. E hoje vejo o desenvolvimento que você trouxe para Vitória e as cidades vizinhas. Você e Neildo [diretor do Radar] plantaram essa semente há 35 anos. É muito bom ver um amigo recebendo esta homenagem, pois uma semente sadia dá um bom fruto”, destacou o ex-gestor.

“É satisfatório quando a gente tem a oportunidade de receber uma homenagem dessas pelo reconhecimento de nosso trabalho. Estou muito grato em receber uma comenda denominada Mariana Amália. Esse é um título que, não desmerecendo qualquer outro, tem sua grande importância para a instituição”, disse Paulo Roberto, que também agradeceu a todos os funcionários presentes no plenário.

Sobre a instituição – A FACOL teve a sua origem no Sistema Educacional Radar, estabelecimento educacional fundado em 05 de dezembro de 1983. No dia 08 de maio de 1999, foi constituída a Associação Vitoriense de Educação Ciência e Cultura (AVEC), com a finalidade de implantar uma faculdade. Os fundadores da AVEC, Paulo Roberto Leite de Arruda e José Neildo David dos Santos, com os objetivos definidos, estabelecem, então, as bases pedagógicas necessárias para o funcionamento de uma instituição de ensino superior. Para a idealização, faltava apenas a escolha do nome. Decidiu-se por Faculdade Escritor Osman da Costa Lins para homenagear aquele vitoriense que é considerado o renovador da ficção brasileira: Osman Lins.

Hoje, a Instituição oferece os cursos de Graduação em Administração (Bacharelado), Arquitetura, Ciências Contábeis (Bacharelado), Direito (Bacharelado), Educação Física (Bacharelado), Enfermagem (Bacharelado), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia da Produção, Farmácia, Fisioterapia (Bacharelado), Marketing, Odontologia, Pedagogia (Licenciatura), Serviço Social, Sistemas de Informação (Bacharelado) e Turismo.

Saiba mais sobre a instituição clicando AQUI.

dezembro 2017